sábado, 29 de maio de 2010

O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA CAIU NO IMPROVISO NA E.M. ARQUIMEDES DE ANDRADE



A escola atende precariamente seus alunos num espaço improvisado que funciona como secretaria e “sala de informática”, somente a criatividade e a paciência contribuem para superar os problemas que são inúmeros. A diretora salientou também a questão da instalação elétrica que está em péssimas condições, isto a deixa apreensiva, pois pode acarretar a perda dos computadores. Várias solicitações de melhoria na rede elétrica foram feitas à prefeitura, porém até hoje os computadores ainda precisam ser desligados quando a bomba de água é usada, isto interfere na rotina escolar e atrapalha o trabalho do orientador tecnológico devido aos piques constantes na rede elétrica.
O que se percebeu foi que o município não procurou capacitar os professores para depois colocá-los em sala de aula, chegando os computadores, houve a exigência da implantação do laboratório de qualquer forma, levando muitos professores a serem “convidados” a assumi-los, além de terem uma desagradável surpresa, queda em seu pagamento no que diz respeito à regência.
Com relação à capacitação do professor, o curso proinfo é exigência para o orientador tecnológico, sendo que agora em maio que o curso começou ,mas os professores já tinham começado desde o início do ano, sem receber quase nenhuma instrução para a realização de suas aulas, contando apenas com sua criatividade e conhecimento prévio de algumas técnicas de informática e aliando isso aos seus conhecimentos pedagógicos.
Conversando com os alunos, percebe-se que há uma alegria durante as aulas e muita motivação em realizar as atividades, os pais aprovam a iniciativa da escola, porém reclamam do espaço, reconhecendo ser inadequado, mas não buscam reivindicar perante o poder público melhorias para a sala de informática. Tanto os pais quanto os alunos sabem da importância da informática em suas vidas e consideram uma conquista a escola possibilitar isso a eles.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que triste situação lemos em sua matéria, a Revista Nova Escola publicou 7 passos para o uso da informática nas escolas, são eles:

    1. Colocar máqunas em uso
    2. inserir no Projeto Político Pedagógico
    3. Formar a Equipe
    4. Mudar a Gestão
    5. Usar a tecnologia todo dia
    6. Sair do laboratório
    7. Integrar a Comunidade

    Veja mais em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/sete-passos-futuro-448707.shtml

    Nandilene - Polo Cantagalo
    http://nandilene-educartransforma.blogspot.com/

    ResponderExcluir